Dentro do processo de vendas existem diversas funções para gerenciar cada etapa. Uma das mais estratégicas neste contexto é a do promotor de vendas.
Tarefas de Responsabilidade do Profissional
Apresenta a empresa e seus serviços ao mercado
Cria e coloca em prática estratégias de vendas
Elabora metas de vendas para o negócio e colabora na sua execução seguindo os prazos determinados
Cuida da abertura e fechamento do caixa e do controle financeiro e de estoque
Supervisiona a equipe de vendas da empresa para garantir um trabalho alinhado e voltado para o alcance das metas e geração de lucros
Realiza e participa de eventos, feiras e outras ações de publicidade em parceria com a equipe de marketing e vendas para divulgar a empresa em diversos canais de marketing
Administra os contratos fechados com os clientes
Propõe novos métodos de trabalho para aperfeiçoar a abordagem de vendas do negócio
Negociar prazos e condições de pagamentos, possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos
Vender o produto certo ao cliente certo e no tempo certo
Praticar sua estratégia de preços demonstrando dados que justifiquem custos, demonstrar o mecanismo de ação do produto
Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os na pós-venda
Explorar detalhadamente cada ponto dos seus recursos promocionais