CETEC WP

Central do Aluno

AVA

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Curso Técnico em Enfermagem

Perfil Profissional

Capacidade de dominar os conteúdos das ações, das regras e dos procedimentos da área específica de trabalho, as habilidades para compreender os processos e lidar com os equipamentos, a capacidade de entender os sistemas e as redes de relações, a capacidade de obter e usar as informações.

Componentes Curriculares

Detalhes do Curso

1 – Promover a formação integral do aluno sob os aspectos educacionais, éticos, técnicos, filosóficos e científicos, capacitando-o para exercer sua função profissional nas diversas áreas da saúde.

2 – Conscientizar o aluno do seu papel no trabalho e na sociedade em que vive, de uma forma ética, crítica e atuante.

3 – Colaborar com a formação de profissionais Técnicos em Enfermagem, com a finalidade de elevar o nível de atendimento de assistência de enfermagem prestado aos clientes e à comunidade.

4 – Colaborar com a formação de profissionais Técnicos em Enfermagem, com a finalidade de elevar o nível de atendimento de assistência de enfermagem prestado aos clientes e à comunidade.

5 – Promover a transição entre a Escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos, cuja escolaridade corresponde ao nível médio, com conhecimento e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas.

6 – Proporcionar ao aluno o aprofundamento de estudo nas disciplinas de natureza científica que constituem pré-requisitos para o estudo das de índole profissionalizante.

Competências Técnicas: capacidade de dominar os conteúdos das ações, das regras e dos procedimentos da área específica de trabalho, as habilidades para compreender os processos e lidar com os equipamentos, a capacidade de entender os sistemas e as redes de relações, a capacidade de obter e usar as informações.

Competências organizacionais ou metódicas: capacidade de auto planejar-se, de auto organizar-se, de estabelecer métodospróprios, de gerenciar seu tempo e espaço de trabalho, desenvolvendo a flexibilidade no processo de trabalho, exercitando a criatividade, utilizando os seus conhecimentos – obtidos através de fontes, meios e recursos diferenciados – nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho e a capacidade de transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.

Competências comunicativas: capacidade de expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, de cooperação, de trabalho em equipe, desenvolvendo a prática do diálogo, o exercício da negociação e a comunicação interpessoal.

Competências sócio-políticas: capacidade de refletir sobre a esfera do mundo do trabalho, de ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, de ter autonomia de ação, compromisso social e de desenvolver o exercício da cidadania, estando aberto às mudanças, desenvolvendo a autoestima e autovalorização.

Duração total do curso: 24 meses (dois anos).

Aulas de segunda-feira a quinta-feira presencial no período noturno e na sexta-feira é disponibilizado o conteúdo semipresencial na plataforma de acesso.

Laboratório amplo equipado com materiais para as técnicas em Enfermagem destinadas às disciplinas teórico-práticas, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprimoramento na assistência direta ao paciente/cliente, com autoconfiança e técnicas de enfermagemcom qualidade e fundamentação científica.

Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

Idade: O candidato deverá ter 16 anos e seis meses completos no início do curso.