CETEC WP

Central do Aluno

AVA

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Curso Técnico em Radiologia

Perfil Profissional

Integrar a equipe de radiologia, com exercício profissional regulamentado por Lei.

Ser capaz de desenvolver ações de Apoio ao Diagnóstico, referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde-doença.

Ser capaz de aplicar as habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, fundamentadas nos conhecimentos técnicocientífico, éticos, políticos e educativos que contribuem para o alcance da qualidade no Diagnóstico por imagem em Radiologia Médica.

Possuir visão crítico-reflexiva, conhecer a realidade social na qual está inserido e estar comprometido com as necessidades de saúde da população.

Desempenhar suas atividades profissionais com ética e responsabilidade, justiça e competências.

Conhecer os princípios básicos da equidade e integridade da assistência à saúde.

Realizar ações pertinentes à execução de técnicas radiológicas a partir dos pedidos de exames.

Saber preparar o cliente/paciente para o exame, de acordo com o método de visualização de imagem, incluindo o posicionamento radiológico, a operação doa aparelhos e equipamentos.

Saber operar as máquinas e equipamentos, realizando ações de manipulação, reconstrução e processamento de imagens, utilizando metodologias digitais.

Realizar ações que envolvem o processamento químico das películas radiográficas, através de métodos químicos, a laser e a seco.

Realizar ações de radioproteção em relação a cliente/paciente, ao meio ambiente e a si próprio

Saber atuar individualmente ou em equipe, em procedimentos radioterápicos

Estar constantemente envolvido com atividades de pesquisa e de educação continuada

Componentes Curriculares

Detalhes do Curso

1 – Formar profissionais com as competências exigidas à habilitação para manipular e processar imagens radiológicas, visando otimizar o uso das tecnologias, disponíveis, reduzindo o retrabalho, as perdas operacionais, os custos impróprios, evitando repetições de exames indesejáveis, aumento de doses de radiação e, principalmente, diagnósticos errôneos que resultem em condutas clínicas ou cirúrgicas impróprias à saúde do paciente.

2 – Concomitantemente à formação técnica, proporcionar ao aluno as condições para o aprimoramento do pensamento críticoreflexivo adequado à assistência em saúde coletiva; à atuação no mercado de trabalho, ao respeito a individualidade e as regras de conduta social, à ética e à cidadania.

3 – Colaborar para a redução e/ou minimizar o índice de pessoas não habilitadas, exercendo atividades próprias do técnico em radiologia e diagnóstico por imagem e, assim, proporcionar significativa melhora e qualidade dos serviços de atendimento à saúde da população.

Duração total do curso: 18 meses (um ano e meio).

Aulas de segunda-feira a quarta-feira presencial no período noturno e na quinta e sexta-feira é disponibilizado o conteúdo semipresencial na plataforma de acesso.

Laboratório de Radiologia excelente e equipado para aulas práticas.

Escolaridade: Ter concluído o Ensino Médio.

Idade: O candidato deverá ter 18 anos completos no início do curso