CETEC WP

Central do Aluno

AVA

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Perfil Profissional

Integrar a equipe multidisciplinar do SESMT – Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, para elaboração do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA.

Realizar articulação e colaboração com órgãos e entidades ligadas à Segurança do Trabalho.

Ser capaz de levantar dados e elaborar cadastros e registros, fazer estatísticas de acidentes e doenças de trabalho.

Colaborar nas atividades de presença ambiental.

Saber elaborar ordens de serviço sobre a Prevenção de Acidentes.

Saber analisar os Acidentes de Trabalho e desenvolver Programas de Educação e Segurança do Trabalho para a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores.

Elaborar Mapas de Risco Geral e Setoriais, juntamente com a CIPA.

Ser capaz de coordenar o programa de uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s.

Saber analisar os métodos e processos de trabalho, identificando os fatores de riscos de acidentes de trabalho, doençasprofissionais e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.

Saber passar as informações sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como as medidas de neutralização e eliminação, tanto ao empregado como ao empregador.

Saber informar, tanto ao empregado como ao empregador, sobre insalubridade e periculosidade das atividades existentes nas empresas, seus riscos específicos e as medidas para eliminá-los ou neutralizá-los

Ser capaz de realizar medições ambientais com aplicação de métodos científicos e utilização dos aparelhos apropriados

Ser capaz de realizar inspeções de segurança nos postos de trabalho

Fazer cumprir, nas organizações em geral, as disposições legais e regulamentares sobre Segurança do Trabalho

Saber analisar os resultados dos Programas de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Ser capaz de colaborar na implantação do SGI – Sistema de Gestão Integrada par a manutenção e melhoria da qualidade do meio ambiente

Saber elaborar parecer técnico sobre os riscos ambientais, promover e ministrar palestras, treinamentos e reuniões, cujo objetivo seja divulgação e conscientização de empregados e trabalhadores sobre prevenção de acidentes

Componentes Curriculares

Detalhes do Curso

1 – Ampliar a capacidade de aprendizagem do aluno, a aquisição de novos conhecimentos e habilidade para enfrentar e resolver problemas e situações novas com autonomia, dinamismo, flexibilidade e criatividade.

2 – CDesenvolver no aluno a capacidade de trabalhar em equipe multiprofissional, articulando suas atividades profissionais com as ações dos demais membros do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

3 – Desenvolver a capacidade de articular conhecimentos provenientes de diversas fontes.

4 – Desenvolver nos alunos a capacidade de implantar preceitos, valores e crenças de segurança; integrar a segurança, a qualidade, o meio ambiente, a produção e o controle dos custos nas empresas.

5 – Desenvolver nos alunos a capacidade de analisar as condições de trabalho; planejar e elaborar normas e instruções que reforcem comportamentos seguros; realizar auditorias e implementar ações corretivas para minimizar ou excluir riscos dos locais de trabalho.

6 – Proporcionar uma habilitação profissional de qualidade, voltada para o desenvolvimento tanto técnico como ético, político, pessoal e de relações interpessoais.

Duração total do curso: 18 meses (um ano e meio).

Aulas de segunda-feira a quinta-feira presencial no período noturno e na sexta-feira é disponibilizado o conteúdo semipresencial na plataforma de acesso.

Laboratório de Segurança excelente e equipado para aulas práticas.

Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

Idade: O candidato deverá ter 16 anos e seis meses completos no início do curso.